Foto: Reprodução/A Nova Democracia
Partilhamos material publicado no Jornal A Nova Democracia, imprensa popular e democrática brasileira, sobre os recentes avanços da Guerra Popular na Índia. Algumas alterações linguísticas foram feitas para facilitar a leitura.
Na noite de sexta-feira, 24 de outubro, dois informantes da polícia foram supostamente eliminados por guerrilheiros maoístas em Nela Kanker, Bijapur, Chhattisgarh. Segundo relatos, os maoístas realizaram um tribunal popular público onde os informantes foram sentenciados.
Isso ocorreu no contexto do aumento das ações anti-maoístas em curso no âmbito da Operação Kagaar, onde a antiga repressão e vigilância estatal na área aumentaram consideravelmente.
Outras ações semelhantes ocorreram também em Chhattisgarh. Segundo relatos, uma autoridade do partido de extrema-direita “Partido do Povo Indiano” (BJP) foi eliminada na vila de Munjal Kanker, em Bijapur. Conforme os relatos, ela era informante da polícia. Um panfleto foi encontrado na área denunciando o fortalecimento do efetivo de informantes policiais nas vilas.
