Foto: Reprodução/ Nova Aurora
A ação armada do Novo Exército Popular (NEP) – Negros Centro-Sul (Comando Romeo Nanta) matou o agente de inteligência do 94º BI, Jomy Pelarta, na noite de 6 de novembro, em Sitio Sig-ang, Barangay Carabalan, cidade de Himamaylan, Negros Ocidental. Pelarta esteve envolvido no assassinato do porta-voz do NEP-Ilha de Negros (Comando Apolinario Gatmaitan), Ka Juanito Magbanua (Romeo Nanta), em 2022.
Pelarta identificou a localização de Ka Juanito em Sitio Medel. Ka Juanito estava então em licença médica devido a uma doença. Consequentemente, os militares capturaram, torturaram e mataram deliberadamente Ka Juanito no que falsamente apresentaram como um confronto armado. Pelarta também esteve implicado na incursão realizada contra a unidade do NPA alguns dias antes da prisão de Ka Juanito.
Os soldados subornaram-no com dinheiro e uma motocicleta em troca da sua cooperação.
Pelarta também enfrentou duas acusações de violação. Uma das suas vítimas era uma pessoa com deficiência (PCD). Ele teve outro caso de tentativa de violação.
De acordo com o NEP-Negros Centro-Sul, o exército popular é sincero na proteção e defesa dos interesses das massas oprimidas. A ação armada contra Pelarta segue essa defesa. A unidade acrescentou que isso deve servir de aviso a todos os elementos antissociais e forças contrarrevolucionárias que cometem crimes contra o povo.

1 pensado em “Filipinas: Ação armada da NEP – Negros Centro-Sul mata ativo envolvido no assassinato de Ka Juanito Magbanua”
Os comentários estão fechados.