
Foto: Reprodução/Periódico Mural
Partilhamos tradução não oficial de publicação feita pelo portal revolucionário internacional The Red Herald, sobre acções realizadas a exigir a apresentação do democrata mexicano Dr. Ernesto Sernas García em vida. Adicionamos ao início matéria publicada pelo Periódico Mural, imprensa popular e democrática mexicana, sobre o acto realizado no dia 30 último, em Oaxaca, sobre o mesmo tema.
No Dia Internacional dos Detidos Desaparecidos, o nome de Ernesto Sernas García ecoa pelas ruas
No âmbito do Dia Internacional do Detido Desaparecido, a organização Corriente del Pueblo Sol Rojo fez um apelo nacional e internacional para comemorar esta data nas ruas, realizando acções para exigir a apresentação com vida do Dr. Ernesto Sernas García, desaparecido em maio de 2018.
Em Oaxaca, várias organizações responderam ao apelo e juntaram-se à marcha SolRojista desde a Fuente de las 8 regiones até ao Zócalo em solidariedade com esta exigência e também exigiram a demissão de Michel Julián López da Comissão Estatal de Busca de Pessoas no Estado de Oaxaca (CEBPEO), pela sua omissão neste e noutros casos, por violar e revitimizar as famílias, por simular buscas e pela sua notória incompetência à frente da instituição.

Um mar de centenas de bandeiras SolRojistas foi reforçado pela participação do Komité Pëjy Tyotk constituído por familiares da ativista Sandra Estefana Domínguez Martínez (+), bem como do Sindicato Único dos Trabalhadores de Telebachilleratos Comunitários do Estado de Oaxaca (SUTTEBCEO), do Sindicato Independente Nacional de Trabalhadores da Saúde (SINTS) Seção 9, a Frente de Organizações Oaxaquenhas (FORO), a Frente Popular 14 de Junho, o Movimento da Esquerda Democrática Oaxaquenha (MOID), entre outras organizações, num total de cerca de mil pessoas que fizeram soar o nome do conhecido professor e advogado progressista cujo desaparecimento forçado completa sete anos.

As acções de força foram realizadas ao longo de todo o percurso acompanhadas de vigorosas palavras de ordem, embora no módulo da polícia municipal localizado no Parque El Llano tenha havido um incidente em que homens fardados com armas longas tentaram intimidar os activistas, mas a acção foi derrotada pela força do contingente organizado.


Ao chegar ao Zócalo, realizaram-se mais acções junto ao palácio do governo, encerrando a atividade com um combativo comício onde todas as organizações de solidariedade fizeram sua a exigência da apresentação com vida do Dr. Sernas e das mais de 130.000 vítimas de desaparecimento forçado no nosso país.


Sernas García em todo o lado
Na Cidade do México, realizou-se também uma marcha em que organizações e colectivos partiram do Anjo da Independência em direção à Plaza de la Constitucion, com fotografias de dirigentes e activistas desaparecidos pelo Estado há décadas, incluindo Gabriel Alberto Cruz Sanchez e Edmundo Reyes Amaya, membros do Exército Popular Revolucionário (EPR). Nesta atividade, juntamente com outros casos, foi também denunciado o desaparecimento forçado do Dr. Ernesto Sernas García, reconhecido pelo Comité das Nações Unidas contra os Desaparecimentos Forçados na ação urgente 540/2018.


Também em Tamaulipas, jovens estudantes organizaram uma exposição de cartazes para exigir que o Dr. Sernas García seja apresentado vivo.
O Periódico Mural publicou um suplemento especial com o apelo SolRojista e uma denúncia dos desaparecimentos forçados na Palestina pela entidade sionista.
Esta data importante tornou-se um punhal no peito do velho Estado mexicano, atualmente gerido pela tecnocrata Claudia Sheinbaum, que não consegue esconder os mais de 130.000 desaparecidos em todo o país, entre os quais se destaca o caso do Dr. Ernesto Sernas García como uma ação claramente cometida pelo Estado mexicano.
Acções em todo o mundo para exigir a apresentação do Dr. Ernesto Sernas García em vida
Muitas forças seguiram o apelo lançado pela Corrente do Povo Sol Vermelho e realizaram acções em todo o mundo exigindo a apresentação com vida do Dr. Ernesto Sernas García por ocasião do Dia Internacional dos Detidos-Desaparecidos.
Num ato de solidariedade internacionalista e de protesto, os activistas reuniram-se em frente à embaixada do México em Brasília, a capital do Brasil. Uma faixa foi exibida exigindo a apresentação do Dr. Ernesto Sernas García com vida, e eles foram recebidos pelo Encarregado de Negócios da embaixada, Alejandro Ramos Cardoso. O representante diplomático assinou a exigência da apresentação do Dr. Sernas García vivo e da destituição do chefe da Comissão de Busca de Oaxaca, Michel Julián López.


O jornal El Pueblo noticiou uma ação em frente à Embaixada do México no Chile para a apresentação do Dr. Ernesto Sernas vivo. Os activistas protestaram, exibiram faixas e um grande cartaz, fizeram grafite e distribuíram folhetos para a construção da Liga Anti-Imperialista.




Activistas populares na Colômbia realizaram uma manifestação em frente ao consulado mexicano em Medellín, exigindo a apresentação do Dr. Ernesto Sernas García com vida, informa o Nueva Democracia.
Durante o fim de semana de 30 de agosto, os activistas da Liga Vermelha realizaram numerosas acções na Renânia do Norte-Vestefália e em Hesse, na Alemanha. Foi realizada uma concentração em frente ao Consulado Honorário do México em Colónia, bem como em frente ao Consulado do México em Frankfurt. Em Colónia, os activistas da Liga Vermelha participaram mais tarde na manifestação “Disarm Rheinmetall“, enquanto um contingente esteve em Frankfurt para uma manifestação a favor da Palestina. O fim de semana terminou com uma apresentação em Colónia.





Os activistas da Liga Vermelha também realizaram uma ação em frente ao consulado mexicano em Hamburgo, exigindo a apresentação do Dr. Ernesto Sernas García vivo. Cópias do cartaz para a apresentação do Dr. Sernas vivo foram distribuídas em numerosas caixas de correio em toda a cidade.


Os Comités Revolucionários do Estado Espanhol publicaram um extenso relatório sobre as acções levadas a cabo para a apresentação do Dr. Sernas vivo e em solidariedade com o povo mexicano.




Em Valência, foram distribuídos folhetos em frente ao consulado mexicano na cidade e realizou-se uma sessão de estudo sobre a história recente da luta popular em Oaxaca e a luta dos presos políticos a partir de 7 de junho de 2015. Esta luta teve um papel importante no desenvolvimento da Corrente do Povo – Sol Vermelho e na atividade profissional do Dr. Ernesto Sernas García como advogado destes presos. No final da sessão, foram exibidos vários vídeos publicados pelos companheiros da Corrente do Povo – Sol Vermelho ao longo dos últimos anos. Em Albacete, o Comité Revolucionário colocou cartazes com a imagem do Dr. Ernesto Sernas García em vários pontos da cidade.


O portal Kommunisten da Suécia partilharam um relatório sobre as numerosas acções levadas a cabo por ocasião do Dia Internacional dos Detidos Desaparecidos. Foram feitos grafites em Estocolmo, Uppsala e Gävle. Realizou-se uma concentração em frente à embaixada do México em Estocolmo.








O Kommunisten partilhou igualmente a tradução do apelo lançado pela Corrente do Povo – Sol Vermelho.
A Campanha Unitária para a Libertação de Georges Ibrahim Abdallah (CUpLGIA), em França, manifestou a sua solidariedade e apoio ao apelo da Corrente do Povo – Sol Vermelho.
O jornal La Cause du Peuple publicou também uma tradução do apelo da Corrente do Povo – Sol Vermelho.
Activistas do Comité de Luta colocam cartazes em Kristiansand, na Noruega, exigindo a apresentação do Dr. Ernesto Sernas García com vida.

Também foram feitos grafites em Oslo.


Além disso, a Tjen Folket Media publicou um relatório compilando várias notícias sobre a luta no México, incluindo o apelo à marcha unida em Oaxaca para a apresentação do Dr. Ernesto Sernas García vivo.
O Comité Comunista dos Países Baixos partilhou e traduziu o apelo da Corrente do Povo – Sol Vermelho.