Foto: Reprodução/Dem Volke Dienen
No último dia 19 de Dezembro, a Liga Vermelha e a Partizan, organizações anti-imperialistas e revolucionárias da Alemanha e Turquia respetivamente, convocaram a todos os revolucionários da Europa e do mundo para participarem da Marcha Luxemburgo-Liebkneckt-Lenine (LLL). Esta ocorrerá no dia 12 de Janeiro de 2026, em Berlim. A convocatória foi traduzida e repercutida para o português pelo portal revolucionário Servir ao Povo.
A marcha é organizada anualmente por forças e organizações revolucionárias, dentre as quais se destacam a Liga Vermelha e a Partizan, em memória aos dirigentes comunistas alemães Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, fundadores do Partido Comunista da Alemanha (KPD), e a chefatura do Movimento Comunista Internacional e da Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917, Lenine. No ano passado, alguns activistas da Liga e da Partizan foram presos pela repressão do Estado imperialista alemão.
Na convocatória, os revolucionários alemães e turcos descrevem o incremento de suas guerras de rapina, como as realizadas hoje na Palestina e na Ucrânia, e a crescente militarização e belicismo perpetrados pelos imperialistas contra a classe operária de seus países e os povos de todo o mundo, principalmente os oprimidos.
Também pontuam que, como resultado da crescente reacionarização e fascistização dos velhos Estados imperialistas e semicoloniais no mundo, há uma crescente explosão na rebelião das massas populares, principalmente nos países oprimidos pelo imperialismo. “Em Bangladeche, Indonésia, Nepal, Madagáscar, Moçambique, Marrocos e Peru, as massas levantaram-se e fizeram tremer a velha ordem desde suas fundações, dirigindo todos a uma nova geração de lutadores. As lutas em França em Setembro e o levante popular massivo no Equador em Outubro-Novembro, ambos com um grau significativo alto de organização e forte atividade dos comunistas, entram no mesmo quadrante”, descrevem as duas organizações.
Como centro desta edição da Marcha, o bloco revolucionário organizado pela Liga Vermelha e pela Partizan realizará uma pujante denúncia à “Operação Kagaar”. Essa dita “operação” é uma campanha bélica do velho Estado indiano, apoiada pelo imperialismo e por oportunistas, contra a Revolução indiana em curso, a sua direção (o Partido Comunista da Índia (Maoista) e o Exército Guerrilheiro Popular de Libertação) e as massas revolucionárias, que já governam vastas regiões do país através dos Comités Revolucionários.

1 pensou em “Alemanha: Liga Vermelha e Partizan convocam revolucionários para a Marcha Luxemburgo-Liebknecht-Lenine em Berlim”
Os comentários estão fechados.