Foto: Reprodução/Jornal A Nova Democracia
Republicamos material disponibilizado pelo jornal democrático e revolucionário brasileiro A Nova Democracia.
O Centro Comunitário do Jardim Gilda, localizado na Rua das Oliveiras 1235, em Piracicaba (SP) , será palco de um grande evento em honra aos 30 anos da Batalha Camponesa de Santa Elina.
O ato, organizado pelo Jornal A Nova Democracia, será realizado no dia 27 de setembro e contará com a participação da Associação Brasileira de Advogados do Povo – Gabriel Pimenta (ABRAPO), da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), do Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina (Codevise), da Organização Popular (OPA), do Partido Comunista Brasileiro de Piracicaba, do Comitê Piracicabano de Solidariedade à Palestina e da Luta Popular por Moradia de São Paulo (LPM).
O evento tem início previsto para as 16h e promete elevar o debate sobre a luta pela terra no Brasil, em especial da Batalha de Santa Elina, histórico episódio da luta pela terra no Brasil, onde os camponeses que ocupavam a fazenda Santa Elina resistiram com espingardas ao ataque do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Rondônia. A batalha, regada com sangue camponês, culminou no rompimento do movimento camponês de velho tipo e na fundação da LCP.
