Editorial: O imperialismo, a reação e o oportunismo estão criando um barril de pólvora à beira da explosão
À tarde do dia 04 de Julho, foi adiada no Parlamento a votação que ocorreria em torno de um conjunto de leis, principalmente visadas em dificultar a entrada e permanência de estrangeiros no país. Entre as leis propostas no pacote, estão medidas como a…
77 anos após a Nakba, o povo palestiniano continua a desferir golpes profundos no imperialismo e no sionismo
Em 15 de maio deste ano completaram-se 77 anos desde que o povo palestiniano passou a viver sob o jugo colonial sionista. Desde a Nakba (termo árabe para “catástrofe”) de 1948, cerca de 750 mil palestinianos foram expulsos das suas terras por…
Periódico revolucionário espanhol Servir al Pueblo é censurado pelo imperialismo
Hoje, a 17 de Maio, o periódico revolucionário Servir al Pueblo, que atua e cobre as lutas operárias e populares desde Espanha, teve o seu sítio digital subitamente derrubado pelo monopólio ianque de média, WordPress. De acordo com uma nota…
45 anos da invencível Guerra Popular Prolongada no Peru
Em 17 de maio de 1980, durante as eleições peruanas no povoado de Chusqui – no estado de Ayacucho, no Peru – é feita a declaração pública de guerra pelo Partido Comunista do Peru (PCP) contra o velho Estado peruano, onde guerrilheiros camponeses denunciaram…
Karl Marx: 207 anos ao serviço da emancipação humana
Neste 5 de Maio de 2025, assinalam-se 207 anos do nascimento de Karl Marx, filho da cidade de Trier, que viria a iluminar o caminho de incontáveis gerações de trabalhadores e povos oprimidos. Não se celebra aqui um mero académico,…
1M: Viva o Dia Internacional do Proletariado!
O 1º de Maio (Dia do Internacionalismo Proletário) vem há muito tempo sendo desvirtuado pelos inimigos da classe operária e do povo trabalhador em geral. O imperialismo e a reação transformam-no em um estéril "Dia do Trabalho", enquanto o oportunismo…
Nasce a Revista Nova Aurora!
Estamos hoje a presenciar uma formidável elevação da luta de classes e dos povos em todo o mundo, desde os países imperialistas até aos países coloniais, semicoloniais e semifeudais. Na Ásia e em África, as massas populares e operárias prosseguem…