
Foto: Reprodução/The Red Herald
Republicamos material publicado originalmente no portal revolucionário internacional The Red Herald.
O sequestro da Flotilha Global Sumud e a detenção dos mais de 450 activistas a bordo provocaram uma onda de protestos na América Latina, na Ásia e na Europa. As manifestações condenam o facto de apenas 134 dos activistas detidos terem sido libertados e de os restantes prisioneiros estarem a ser maltratados pelas forças israelitas.
Ásia: Protestos eclodem na Turquia e noutros países asiáticos
A organização Partizan, da Turquia, noticiou as manifestações de apoio à Flotilha Global Sumud. Foram entoadas palavras de ordem como “Saudações à Palestina, mil saudações de resistência” ou “Israel assassino, colaborador dos EUA, colaborador do AKP”.


Outras fontes referiram também manifestações em Istambul.
Paquistão
Iémen
Tunísia

Protestos latino-americanos pela Palestina no meio de uma onda de protestos nacionais
Na Colômbia, houve relatos de protestos nas cidades de Cali, Bogotá e Medellín. Alguns protestos concentraram-se em frente à Associação Nacional de Empregadores da Colômbia (ANDI) para denunciar os seus laços com Israel, mas também o empobrecimento do povo colombiano.


O México saiu à rua esta semana por ocasião do 11º aniversário do desaparecimento forçado de 43 estudantes da Escola de Professores Rurais de Ayotzinapa. Isso não os impediu de protestar pela Palestina.

Argentina
Uruguai
Bolívia

A Europa sai à rua pela Palestina
Em vários países da Europa, e especialmente em Itália, no Reino Unido e no Estado Espanhol, vimos milhares de manifestantes a apoiar a Palestina e a Flotilha Global Sumud.
Itália


Escrevemos um artigo sobre a Greve Geral pela Palestina, que contou com a participação de dois milhões de pessoas em Itália. Foram comunicadas várias outras acções de apoio à Flotilha.
Estado espanhol
Pelo menos 10 pessoas foram detidas em Barcelona e pelo menos 19 polícias ficaram feridos após a manifestação a favor da Faixa de Gaza.


Reino Unido
Pelo menos 442 pessoas foram detidas numa manifestação pró-Palestine Action em Trafalgar Square, Londres.

Irlanda
Activistas da solidariedade palestiniana confrontaram a polícia no porto de Dublin, que os atacou com gás pimenta.