Imagem: Reprodução
Em 19 de Janeiro (segunda-feira), foi anunciada a fundação da imprensa proletária e revolucionária holandesa REBEL! (Rebelar-se! em português). O histórico comunicado foi feito pela redação do jornal a 16 de Dezembro do ano passado e, assim, reproduzido pela página web do Comité Comunista dos Países Baixos (CCN), fração comunista que luta pela reconstituição do Partido Comunista no país.
No artigo, a redação de REBEL! expressa que a média hegemónica holandesa está em total bancarrota, devido ao fato de servir à burguesia imperialista, agindo contra a classe operária do país e internacional; portanto, a fundação da imprensa proletária é uma necessidade primária. “Onde se semeia a confusão, REBEL! pretende trazer clareza. Onde se prega a passividade, pretende incentivar a conscientização e a ação coletiva”, proclama os fundadores da iniciativa.
Ao final da declaração, a redação afirma que “REBEL! pretende ser um instrumento nas mãos do povo. Uma revista mensal que contribui para reforçar a consciência coletiva, a organização e a luta. Não é um jornal para a elite, mas uma revista para aqueles que nada têm a ganhar com este sistema e tudo a perder com a sua derrubada.”
Na página inicial, o leitor já conta com alguns artigos produzidos pela equipa editorial da revista, assim como um editorial sobre as recentes eleições locais.
Desde Portugal, a Revista Nova Aurora saúda a iniciativa dos companheiros holandeses e recomenda a leitura por parte dos revolucionários e democratas.
