Foto: Reprodução/Associação de Nova Democracia - Novo Peru
Partilhamos tradução em português de artigo repercutido na imprensa proletária norte-americana The Worker. O texto advém da Associação de Nova Democracia – Novo Peru (VND-Peru), e a notícia ao final foi publicada originalmente pelo monopólio de imprensa RPP.
Em 9 de Novembro, surgiram notícias de um confronto armado entre as forças guerrilheiras do Exército Popular de Libertação (EPL) e as forças armadas e a polícia do velho Estado peruano. As forças guerrilheiras eram dirigidas pela camarada Laura, que em 2012 concedeu uma entrevista que publicámos em março de 2017 como «Conversa com a camarada Laura na Base da Montanha Vizcatan», parte de um estudo (VIZCATAN) que ela própria apresentou. Deste estudo, extraímos as seguintes citações, que expressam a sua posição de classe e o seu firme compromisso:
«O sangue derramado pelos nossos heróis não será em vão. A revolução armada já está a dar frutos. A história irá registá-lo como o preço que a revolução exige, e a vida de um comunista pertence inteiramente ao Partido. A hora do triunfo não está longe. Transformemos as nossas lágrimas e dor num fervoroso grito de guerra, pois os opressores não podem gabar-se da sua perpetuação na face da terra. A hora deles chegou, e apelamos a esta empreitada heróica, pois só com a espingarda é que o mundo pode ser transformado.»
«O Partido Comunista do Peru, marxista-leninista-maoista, Pensamento Gonzalo, o Partido da classe operária, é o porta-estandarte da nossa revolução, o combatente heróico que nos levará ao inevitável triunfo final sobre os opressores, à conquista do poder em todo o Peru e ao nosso objetivo inabalável: o comunismo.»
«‘Proletários do mundo, uni-vos!’ Armados com a vossa ideologia invencível e todo-poderosa, o marxismo-leninismo-maoismo, o Pensamento Gonzalo, formando ou reconstituindo Partidos Comunistas, nós, vossos filhos comunistas, não vos decepcionaremos. Testados em mil batalhas, oferecendo o nosso sangue e as nossas vidas, devemos cumprir o nosso dever para que a luz imortal do comunismo brilhe sobre a terra. O caminho da guerra popular está aberto; os povos do mundo devem percorrê-lo: operários, camponeses, pequena burguesia e até mesmo a burguesia nacional. Um único caminho: a guerra popular. Um único objetivo, a República Popular; uma única meta inabalável, o comunismo.»
«(…) Reiteramos, mais uma vez, o nosso firme compromisso de dar as nossas vidas ao lado das massas que estão a criar tudo o que é novo e de lutar até à última gota de sangue em defesa do Partido e da revolução. Proclamamos a nossa decisão de lutar como filhos do Partido, filhos da revolução e, com grande orgulho, filhos do Presidente Gonzalo.» Abaixo das fotos, publicamos as notícias da imprensa reacionária que documentam como a camarada Laura cumpre «o nosso dever para que a luz imortal do comunismo brilhe sobre a terra».


Ayacucho: Três feridos em confronto entre forças de segurança e Sendero Luminoso no VRAEM
Por RPP Newsroom, 9 de novembro de 2025, 19:24
Forças militares e policiais entraram em confronto com insurgentes conhecidos pelos apelidos de “Anselmo”, “Cenia”, “Laura” e “Maruja”.
Um confronto entre patrulhas do Exército Peruano e da Polícia Nacional do Peru (PNP) contra remanescentes da organização terrorista Sendero Luminoso ocorreu no sábado no distrito de Pucacolpa, província de Huanta, região de Ayacucho. Em comunicado, o Comando Especial VRAEM indicou que o incidente ocorreu durante uma operação realizada em coordenação com a Direção Contra o Terrorismo (DIRCOTE) e o Ministério Público.
A unidade militar informou que, como resultado do confronto com insurgentes conhecidos pelos apelidos de “Anselmo”, “Cenia”, “Laura” e “Maruja”, três membros das forças de segurança sofreram ferimentos leves.
Os feridos receberam atendimento médico e seu estado é estável, informou a unidade. A unidade militar informou que, como resultado do confronto com insurgentes conhecidos pelos apelidos “Anselmo”, “Cenia”, “Laura” e “Maruja”, três membros das forças de segurança sofreram ferimentos leves. Os feridos receberam atendimento médico e seu estado é estável.

