
Foto: Reprodução/Vì dân phục vụ! (Servir ao Povo!)
Partilhamos tradução não oficial de matéria publicada originalmente no portal vietnamita Vì dân phục vụ (Servir ao Povo) e repercutida em inglês em The Red Herald.
Em 18 de agosto, mais de 1.000 operários da Nitori Manufacturing Co., Ltd. (instalações de Vĩnh Phúc) organizaram um protesto para exigir melhores salários e benefícios, bem como melhores condições de vida.
Inicialmente, os trabalhadores apresentaram exigências solicitando que a administração reconsiderasse os salários e bónus do verão deste ano, bem como as condições de vida na fábrica. No entanto, a administração respondeu enviando cartas em tom ameaçador, acusando os trabalhadores de «violar a lei» e ameaçando «denunciá-los à polícia».
Em resposta a essas ameaças, os operários reuniram-se para protestar em frente à fábrica. Os patrões tentaram todos os meios para reprimir e sabotar o protesto, como enviar ultimatos ameaçadores e colocar espiões para perturbar os operários, mas isso não conseguiu deter o espírito de luta destes. Na verdade, o fogo da luta espalhou-se para outras instalações da Nitori.
As autoridades locais e os dirigentes sindicais foram fracos e não fizeram nada pelos operários, chegando mesmo a unir forças com os patrões para minar o movimento de grevista dos trabalhadores.